O Formador
O formador “é o profissional que, na realização de uma actividade de formação, estabelece uma relação pedagógica com os formandos, favorecendo a aquisição de conhecimentos e competências, bem como o desenvolvimento de atitudes e formas de comportamento, adequadas ao desempenho profissional.” (DR 66/94, de 18/11, alterado pelo DR 26/97 de 18/6, nº 1 do artigo 2º)
O papel do formador é crucial porque é a ele que se incumbe o dever de formar. Formar significa ensinar, transmitir e assegurar um processo de formação, desenvolvendo competências e modificando atitudes a partir das experiencias dos formandos.
Assim exige-se do formador as seguintes competências:
]->Saber estar em situação profissional no trabalho;
]->Espírito de equipa;
]->Ter boa assiduidade e pontualidade;
]->Possuir auto-confiança;
]->Ser organizado;
]->Ser capaz de resolver problemas e tomar decisões;
]->Saber transmitir;
f]->Ser capaz de se adaptar em diferentes contextos de grupo;
]->Analisar e estruturar os conteúdos da formação.
Deste modo, podemos dizer que o formador é especialista porque transmite o porquê fazer, é técnico porque demonstra como fazer e, por último, é ainda comunicador porque reflecte o que transmite. Assim, o formador reúne os três fortes pilares da formação: conhecimentos (APRENDER A SABER), competências (APRENDER A SABER FAZER) e atitudes (APRENDER A SABER SER).
De seguida, apresento de forma sistemática, as vantagens e desvantagens dos diferentes métodos de aprendizagem.
Método Expositivo:
Vantagens | Desvantagens |
Ø Possibilita a transmissão de grande quantidade de conhecimentos; Ø Permite a utilização de recursos audiovisuais; Ø Permite trabalhar com um número elevado de formandos; <!-Ø Fomenta a liberdade de iniciativa do formador; <!-Ø Permite controlar os conhecimentos adquiridos; <!-Ø É mais rápido. | <!- û Não permite a exploração de situações concretas; <!- û Não motiva os formandos; <!- û Não incentiva a participação constante do formando; <! û Não promove a troca de experiências. |
Método Demonstrativo:
Vantagens | Desvantagens |
Ø Permite a participação e a motivação do formando; <!- Ø Permite o desenvolvimento de aptidões; <!- ØApela à memória visual; <!- ØPermite esclarecer dúvidas. | û Exige um número reduzido de formandos; û Necessita de material pedagógico; <!-û Necessita de muito tempo. |
Método Interrogativo:
Vantagens | Desvantagens |
<!-Ø Permite um retorno/feedback constante dos formandos; <!-Ø Cria motivação dos formandos; <!-Ø Permite desenvolver capacidade de comunicação; <!-Ø Permite a retenção de informação, através da troca de opiniões. | <!- û Necessita de bastante tempo; <!- û Impõe uma estrutura do pensamento do formador; <!- û Exige um número reduzido dos formandos; <!- û Exige preparação por parte do formador. |
Método Activo:
Vantagens | Desvantagens |
<!-Ø Permite maior participação dos formandos; <!-Ø Favorece o espírito de grupo; <!-Ø Permite maior interacção; <!-Ø Favorece a autonomia e responsabilidade; <!-Ø Desenvolve capacidades de auto-aprendizagem; <!-Ø Potencializa saberes. | <!- û Necessita de recursos didácticos; <!- û Exige muito do formador (saberes, criatividade, auto-confiança, maturidade); <!- û Exige tempo. |
Recursos Didácticos
Os recursos didácticos podem ser projectáveis e não projectáveis.
Exemplos de recursos didácticos:
Projectáveis | Não projectáveis | |
Retroprojector | Quadro (Quadro branco, quadro preto, cavalete/quadro de conferência. | |
Projector de vídeo | ||
Diapositivos | Textos, manuais, fotocópias. | |
Projector de slides | Jornais, revistas, bandas desenhas. | |
Episcópio | Leitor de CD’s. | |
Máquina digital. | ||
Convém (re)lembrar que:
A quantidade de recursos disponíveis é bastante elevada. É necessário ter cuidado na escolha dos recursos a utilizar e que os recursos são AUXILIARES da formação, não são a formação em si mesma.
Objectivos dos Recursos Didácticos:
<!ü Despertar e prender a atenção;
<!ü Melhorar a retenção da imagem visual e da formação;
<!ü Favorecer a observação e experimentação;
<!ü Facilitar a apreensão intuitiva e sugestiva de um tema;
<!ü Ajudar a formar imagens correctas;
<!ü Ajudar a melhorar e compreender as relações das partes com um todo;
<!ü Auxiliar a formar conceitos exactos (Temas de difícil observação);
<!ü Melhorar a fixação e integração da aprendizagem;
<!ü Tornar o ensino mais objectivo e concreto, próximo da realidade;
<!ü Dar oportunidade de melhor análise e interpretação;
<!ü Fortalecer o espírito crítico.
Principais vantagens e desvantagens dos recursos didácticos:
Vantagens | Desvantagens |
<!-Ø É prático; <!-Ø Permite uma melhor apresentação; <!-Ø É adaptado a cada situação; <!-Ø Capta a atenção dos formandos, se bem apresentado; <!-Ø Reforça a memória auditiva e a visual; <!-Ø Funciona como um meio e não como um fim. | <!- û Reduzem o papel do formador; <!- û Podem dificultar o diálogo; <!- û Não deixam espaço à imaginação. |
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