sábado, 12 de fevereiro de 2011

Síntese de alguns temas abordados durante a Formação Inicial de Formadores.

O Formador
O formador “é o profissional que, na realização de uma actividade de formação, estabelece uma relação pedagógica com os formandos, favorecendo a aquisição de conhecimentos e competências, bem como o desenvolvimento de atitudes e formas de comportamento, adequadas ao desempenho profissional.” (DR 66/94, de 18/11, alterado pelo DR 26/97 de 18/6, nº 1 do artigo 2º)
O papel do formador é crucial porque é a ele que se incumbe o dever de formar. Formar significa ensinar, transmitir e assegurar um processo de formação, desenvolvendo competências e modificando atitudes a partir das experiencias dos formandos.
Assim exige-se do formador as seguintes competências:

]->Saber estar em situação profissional no trabalho;
]->Espírito de equipa;
]->Ter boa assiduidade e pontualidade;
]->Possuir auto-confiança;
]->Ser organizado;
]->Ser capaz de resolver problemas e tomar decisões;
]->Saber transmitir;
f]->Ser capaz de se adaptar em diferentes contextos de grupo;
]->Analisar e estruturar os conteúdos da formação.
Deste modo, podemos dizer que o formador é especialista porque transmite o porquê fazer, é técnico porque demonstra como fazer e, por último, é ainda comunicador porque reflecte o que transmite. Assim, o formador reúne os três fortes pilares da formação: conhecimentos (APRENDER A SABER), competências (APRENDER A SABER FAZER) e atitudes (APRENDER A SABER SER).


De seguida, apresento de forma sistemática, as vantagens e desvantagens dos diferentes métodos de aprendizagem.

Método Expositivo:

Vantagens
Desvantagens

  Ø  Possibilita a transmissão de grande quantidade de conhecimentos;

  Ø  Permite a utilização de recursos audiovisuais;

  Ø Permite trabalhar com um número elevado de formandos;

<!-Ø  Fomenta a liberdade de iniciativa do formador;

<!-Ø  Permite controlar os conhecimentos adquiridos;

<!-Ø É mais rápido.

<!- û Não permite a exploração de situações concretas;

<!- û Não motiva os formandos;

<!- û Não incentiva a participação constante do     formando;

<!  û Não promove a troca de experiências.



Método Demonstrativo:

Vantagens
Desvantagens
  
  Ø Permite a participação e a motivação do  formando;                                                                                  
<!- Ø Permite o desenvolvimento de aptidões;                  

<!- ØApela à memória visual;

<!- ØPermite esclarecer dúvidas.

 û Exige um número reduzido de formandos;

  û   Necessita de material pedagógico;

<!-û    Necessita de muito tempo.



Método Interrogativo:

Vantagens
Desvantagens

<!-Ø Permite um retorno/feedback constante dos formandos;

<!-Ø Cria motivação dos formandos;

<!-Ø Permite desenvolver capacidade de comunicação;

   
<!-Ø Permite a retenção de informação, através da troca de opiniões.

<!- û Necessita de bastante tempo;

<!- û Impõe uma estrutura do pensamento do formador;

<!- û Exige um número reduzido dos formandos;

<!- û Exige preparação por parte do formador.



Método Activo:

Vantagens
Desvantagens

<!-Ø Permite maior participação dos formandos;

<!-Ø Favorece o espírito de grupo;

  
<!-Ø Permite maior interacção;

<!-Ø Favorece a autonomia e responsabilidade;

<!-Ø Desenvolve capacidades de auto-aprendizagem;

<!-Ø Potencializa saberes.

<!- û Necessita de recursos didácticos;

<!- û Exige muito do formador (saberes, criatividade, auto-confiança, maturidade);

<!- û Exige tempo.






Recursos Didácticos

Os recursos didácticos podem ser projectáveis e não projectáveis.

Exemplos de recursos didácticos:
Projectáveis
Não projectáveis
Retroprojector
Quadro (Quadro branco, quadro preto, cavalete/quadro de conferência.
Projector de vídeo

Diapositivos
Textos, manuais, fotocópias.
Projector de slides

Jornais, revistas, bandas desenhas.
Episcópio
Leitor de CD’s.

Máquina digital.

Convém (re)lembrar que:
A quantidade de recursos disponíveis é bastante elevada. É necessário ter cuidado na escolha dos recursos a utilizar e que os recursos são AUXILIARES da formação, não são a formação em si mesma.






Objectivos dos Recursos Didácticos:
<!ü Despertar e prender a atenção;

<!ü Melhorar a retenção da imagem visual e da formação;

<!ü Favorecer a observação e experimentação;

<!ü Facilitar a apreensão intuitiva e sugestiva de um tema;

<!ü Ajudar a formar imagens correctas;

<!ü Ajudar a melhorar e compreender as relações das partes com um todo;

<!ü Auxiliar a formar conceitos exactos (Temas de difícil observação);

<!ü Melhorar a fixação e integração da aprendizagem;

<!ü Tornar o ensino mais objectivo e concreto, próximo da realidade;

<!ü Dar oportunidade de melhor análise e interpretação;

<!ü Fortalecer o espírito crítico.


Principais vantagens e desvantagens dos recursos didácticos:


Vantagens
Desvantagens

<!-Ø É prático;

<!-Ø Permite uma melhor apresentação;

<!-Ø É adaptado a cada situação;

<!-Ø Capta a atenção dos formandos, se bem apresentado;

<!-Ø Reforça a memória auditiva e a visual;

<!-Ø Funciona como um meio e não como um fim.

<!- û Reduzem o papel do formador;

<!- û Podem dificultar o diálogo;

<!- û Não deixam espaço à imaginação.

Sem comentários:

Enviar um comentário